fbpx

Ritual Matinal, como ter um dia incrível através de uma rotina matinal

Sabia  o seu comportamento pela manhã determina como será seu dia?

Eu acredito que a rotina da manhã traz um impacto muito significativo na saúde e na qualidade de vida. Um dos principais benefícios é evitar a fadiga mental. Nós só temos uma certa quantidade de energia e força de vontade quando acordamos de manhã, e ela lentamente é drenada pelas decisões. Isso é  verdadeiro caso você esteja fazendo centenas de pequenas decisões na manhã que nada significam, mas que irão afetar o modo como você toma decisões pelo resto do dia. Tente variar a primeira hora do dia no mínimo possível com uma rotina. Evitar a fadiga mental é a razão de Mark Zuckerberg vestir a mesma coisa todos os dias. Saber exatamente como serão os primeiros 90 minutos do seu dia é fortalecedor, pois isso vai te sentir no controle, o que por sua vez reduz a ansiedade e garante que será mais produtivo ao longo do dia.

 

Eu mudei a meu comportamento matinal,  quando li The Miracle Morning (O Milagre Matinal, em tradução livre), de Hal Elrod, deixo aqui como indicação de leitura.

 

Outros benefícios de ter um ritual matinal:

  • Se sentir mais centrado e preparada para o seu dia.
  • Incluir e priorizar o cuidado pessoal o que pode aumentar conexão consigo mesmo.
  • Aumentar o poder da sua intuição e sentimento de produtividade.
  • Sincronia com o seu ritmo biológico.

A Minha Rotina Matinal

  1. Acordo às 6h da manhã
  2. Escovo o dente (faz despertar)
  3. Tomo um copo de água com limão
  4. Oro
  5. Metidido
  6. Leio
  7. Escreve no meu caderno da gratidão
  8. Leio as minha frases de afirmação
  9. Visualizo meus sonhos
  10. Exercícios de Yoga
  11. Corro na esteira

Essa é minha atual rotina matinal, levo em média Duas horas e meia pra finalizar. Eu gosto de dedicar um tempo maior para cada atividade, por exemplo fico 1h na esteira, 30 min no yoga, você pode ajustar para seus horários, definir quais atividades são importantes pra você e dedicar 5 minutos para cada atividade, por exemplo.

 

Dicas para a sua rotina matinal:

  1. Comece o dia se hidratando! Água e mais água!
  2. Não busque perfeição, busque experiência. Nada é certo ou errado. A minha sugestão é para apenas descobrir maneiras de trazer uma rotina que lhe traga mais foco e menos stress.
  3. Se você sente que o tempo é curto pela manhã, que tal ir dormir 30 minutos mais cedo e acordar 30 minutos antes?
  4. Evite ler os seus e-mails antes do seu ritual matinal! Importante separar hora de trabalho e a sua hora.
  5. Compre um despertador portátil e deixe o seu celular na sala! Isso te ajuda a desconectar e diminuir a presença de eletronicos perto de você, antes de dormir e antes de fazer o ritual da manhã!
  6. Medite! Eu sei o quanto surreal pode parecer meditar hoje em dia! Mas, te garanto que 2 a 5 minutos não irão mudar muito a sua agenda, e quem sabe, irão fazer toda a diferença no seu dia e na sua ansiedade. Sugiro uma meditação guiada no começo.
  7. Se exercite! Exercícios físicos pela manhã podem te ajudar a melhorar a sua circulação sanguínea, melhorar o seu humor, além dos milhares de benefícios para a sua saúde e autoestima. A chance de você cancelar seu exercício no fim do dia é bem maior do que se começar o seu dia com ele!
  8. Anote em um papel suas principais atividades do dia! Isso irá te ajudar a ter mais clareza e organização ao longo do dia.

 

Espero que se sinta inspirado para achar um ritual matinal que funcione para você!

 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

 

Rafaela Borba

A vida pode ser mais